Em Como pensar mais sobre sexo, Alain de Botton descreve a maturação do indivíduo nas sociedades ocidentais como um processo no qual o corpo — tão louvado, naturalizado e acarinhado quando somos bebês — vai se tornando progressivamente ostracizado. No começo são os órgãos sexuais que passam a sofrer interdito, em seguida as nádegas, as pernas, o torso e, antes mesmo da puberdade, parece que somente o rosto e as mãos continuam exibíveis e tocáveis. É como se a criança nascesse com um corpo social (no sentido de que usa o corpo inteiro para se socializar) que a cada ano sofresse pequenas mutilações, até transformar-se em pouco mais do que uma face social.
Para compensar a grande perda do corpo, essa face é dotada de uma língua: um conjunto de oito músculos carentes de ossos e articulações que formam uma estrutura semelhante à de uma tromba de elefante ou tentáculo de polvo. São os únicos músculos do corpo que não dependem em nada do esqueleto e eles são capazes de comprimir-se e estender-se em acrobacias impossíveis usadas para emitir todo tipo de opinião desnecessária nas mais de 6.500 línguas humanas que vigoram na Terra.
No último ano e bolinha, a gente perdeu metade dessa face quando poderíamos ter simplesmente guardado essa língua. O vírus sai basicamente da saliva, e a saliva sai basicamente da fala. O quão mais simples as coisas teriam sido se a gente tivesse parado de falar, e não de fazer todo o resto?
Ah, que bom ler seu texto no “Já Matei por menos”, Juliana
Adorei o retorno.
Forte abraço.
Olá, Masticadores é um projeto gratuito e colaborativo fundado há dois anos em Barcelona e publicado em 5 línguas e com 15 blogs. Deles na Espanha, EUA, México, Argentina e Chile, Venezuela e Romênia.
Gostaríamos da sua autorização para reproduzir um texto seu todos os meses na MasticadoresBrsil mencionando o seu nome e link para o seu blog. Meu e-mail é fleminglabwork@gmail.com
Saudações Juan Re Crivello
Você pode ver Masticadoresnestes links.
MasticadoresBrasil https://masticadoresbrasil.wordpress.com/
https://masticadores.com/
masticadoresEEUU
MasticadoresMexico